Futura Uniformes e Camiseteria - Confecção de uniformes empresariais e camisetas personalizadas.

Como lavar



INSTRUÇÕES PARA LAVAGEM

O que é LAVAGEM?

É a extração da sujeira por meio da ação combinada de produtos químicos
(ex.: sabão) com a fricção , em ambiente aquoso ou seco.
A durabilidade e a apresentação da roupa dependem muito do modo de lavar.

Recomenda-se durante a lavagem, não friccionar fortemente a roupa sobre a pedra do tanque ou com escova, pois essas práticas desgastam a superfície do tecido, afetando, conseqüentemente, a uniformidade das cores.

Não utilizar água sanitária (ou outro produto a base de cloro, ex.: Cândida), pois esta prática, além de enfraquecer o tecido e as linhas de costuras, provoca descoramento do tecido.

Caso a roupa apresentar-se impregnada de sujeira ou manchas de óleo, graxas, sorvete, gordura, etc., é recomendável deixá-la de molho em solução de água e sabão neutro ou produto específico para cores, na sombra e por algumas horas, para permitir que a sujeira desprenda-se normalmente, sem aplicar o friccionamento agressivo.

Em roupas coloridas, não utilizar alvejantes com branco óptico (ex.: Cândida). Usar sabão em pó neutro ou produto específico para cores.

Para secagem da roupa ao sol, recomenda-se que a mesma seja feita pelo lado avesso.

 

Importante

O sistema de secagem em Tambor Rotativo (Tumble Dry), utilizado em lavanderias com temperatura até 70°C, eleva o encolhimento dos tecidos de algodão em até 4%. OBS.: Deve-se evitar secagem com temperaturas acima de 70°C, para não ocasionar encolhimento acima dos 4%.

 

Modo de Lavar

· Não deixar de molho

· Enxaguar sem torcer

· Usar sabão neutro

· Não usar secadora

· Secar a sombra

 


LAVAGEM A SECO

Existem dois tipos de lavagem a seco: aberto e fechado.

No sistema aberto a máquina é semelhante a uma lavadora convencional, possui um cesto, onde as roupas são lavadas, e uma centrífuga acoplada, além de um conjunto para a filtragem do solvente, que é recuperado a cada processo. O solvente mais utilizado é percloroetileno. O poder de limpeza é inferior aos do sistema fechado, mas, atualmente, é muito utilizado devido ao preço mais baixo da máquina. Existem outros solventes, mas eles estão caindo em desuso por apresentarem um alto grau de inflamabilidade: querosene, varsol, fluorcabono, etc.

No
sistema fechado a máquina realiza o processo completo de lavagem (lavagem e secagem): o funcionário não tem contato com o solvente. O solvente é destilado garantindo uma limpeza maior em relação à simples filtragem. O produto é o percloroetilento, que não é inflamável, mas é tóxico. Se poder de limpeza é maior porém exige maior cuidado com botões e adereços. Há somente um fornecedor nacional mas diversos representantes de equipamentos estrangeiros.

A limpeza à seco é recomendada para roupas finas como ternos, deda, lã e microfibras. As vantagens são a excepcional remoção de sujeiras gordurosas, a conservação das cores e a maior segurança no que se refere a encolhimentos. Tem a desvantagem de não remover sujidades como suor, manchas de bebidas, que saem com água. Nesse caso, é preciso fazer um pré-lavagem.

O acabamento das peças é feito em bancas de passar industriais, que têm vácuo. São usados ferros de passar elétricos, á vapor e profissionais ou prensas á vapor ( precisam de caldeira, como os secadores). No que se refere ao serviço por peças ou por quilo, as duas formas são utilizadas, inclusive simultaneamente, sendo que as lavadas por peças têm preço superior, pois são tratadas com maior cuidado.



© 2001-2011 RJHost.com.br